Uma dúvida que ainda permanece aos supermercados: como definir e trabalhar o mix de produtos?
Um mix de produtos é a variedade de todos os itens que a loja oferece ao shopper. Com o mix de produtos, você consegue mostrar para o consumidor toda a variedade que sua loja oferece. Baseado no seu mix, o shopper pode conferir se encontrará o que procura ou se frequentará a sua loja.
A escolha do mix de produtos é uma tarefa indispensável para os supermercados, pois ter um mix bem definido e alinhado à proposta da sua loja garante benefícios como aumento das vendas, maior vantagem competitiva e o aumento da satisfação dos shoppers. Por exemplo, se a proposta de sua loja estiver mais voltada para produtos naturais, o seu mix de produtos precisa estar alinhado com a imagem que sua loja quer passar.
Para definir um bom mix de produtos é necessário levar em conta a localização do PDV, o perfil da loja, o público alvo, planejamento das promoções e alinhar quais são os objetivos da loja. Tudo isso precisa estar bem definido para não haver excesso ou falta de produtos no mix da loja.
É interessante analisar os seus dados de venda, para retirar alguns produtos que não estejam trazendo o resultado esperado e ter uma boa gestão de clientes, assim o varejista pode conhecer a rotina e os hábitos de compra do shopper. Por exemplo, se compra mais no começo ou final do mês, quais são os produtos que mais leva, se compra um produto genérico ou não.
O gerenciamento do estoque é fundamental logo após que o varejista compreende qual é o perfil do consumidor que frequenta a sua loja. Com ele, é possível saber quais produtos saem mais rápido do estoque e quais estão parados, assim é possível utilizar algumas técnicas para o controle como PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair), Just in Time, entre outros.
Primeiro, é preciso coletar os dados dos clientes que frequentam a loja e dos produtos que são vendidos. Fazer esta coleta e análise manualmente não é uma escolha inteligente, pois além de sobrecarregar a equipe e ter que definir um ou mais colaboradores para esta tarefa, a chance de ocorrerem erros, tanto por falta de atenção ou digitação, é alta.
Uma solução inteligente para este problema: implementar ferramentas e softwares automatizados. Estas plataformas irão facilitar a vida do varejista, diminuindo drasticamente os possíveis erros cometidos por operações manuais, otimizando o tempo dos colaboradores e ainda será possível emitir relatórios com os dados necessários para ajudar na gestão da loja.
A JUI, possui diversas ferramentas inteligentes para automatizar a produção de dados, emissão de relatórios, reduzir os erros manuais, aumentar as vendas da loja e otimizar o tempo dos colaboradores para poderem focar em outras tarefas. Veja mais sobre estas soluções clicando aqui e saiba como cada uma delas pode ajudar o seu varejo!