Ouça na íntegra o bate papo entre a CEO da JUI PDV, Claudia Biselli e a Diretora Comercial Luciana Milanez
Fique por dentro
Uma das melhores datas considerada e esperada pelo varejo está próxima, a Black Friday 2022, que acontece no dia 25 de novembro. Mesmo com a copa do mundo, é esperado uma alta nas vendas deste ano, mesmo com o burburinho da concorrência de datas, varejistas tem aproveitado a oportunidade do tema para criar estratégias, com promoções de apelo temático.
Mas, é importante salientar que, para ter sucesso este ano é necessário olhar o cenário passado e colocar em balança tudo que foi positivo ou negativo e, assim, identificar a melhor estratégia para este ano.
O que já podemos perceber é que num geral, o varejo nos últimos anos teve uma crescente nas suas vendas, e é o que aponta alguns especialistas da área. Porém, quando focamos o olhar para varejo alimentar é percebido que não houve a mesma proporção deste crescimento, dando destaque apenas aos atacarejos, que foi percebido aumento de vendas nesse mesmo período em 2019.
Grande causa para esse não crescimento do varejo alimentar nesta data é, por muitas vezes, a falta de estratégia, a falta de um olhar mais analítico sobre o que pode ser promocionado ou não, sem que mexa nas margens de ganho. Afinal, colocar descontos em produtos que possuem uma margem de lucro pequena pode acarretar prejuízos, e não é isto o que a Black Friday propõe, já que é uma ação de ganho a ganho.
Identifique o que será Promocionado
É preciso promocionar itens estratégicos que você tenha tido boas negociações com a indústria, nunca esquecendo de olhar para os pontos de atenção de sua loja como seu estoque. Mas, para chegar nesse cenário de indicador de oportunidades é necessário ter o respaldo de uma boa ferramenta, que mostre através de dados e indicadores todo seu potencial de ganho e disponibilidade, só assim terá ganhos e assertividade na estratégia.
Com estas informações em mãos você conseguirá saber se será válido aplicar um desconto, criar combos de vendas, aumentar o ticket ou oferecer descontos para recompra, que é uma ótima oportunidade de trazer o cliente novamente para loja.
Divulgue!
Faça um mix de comunicação omnichannel para atrair o consumidor para dentro do ponto de venda, seja pelas mídias sociais, WhatsApp, TV e qualquer outro meio de comunicação que utilize.
Porém, não para por aí, é necessário criar dentro da loja uma comunicação eficiente, que consiga contemplar o que está na campanha em todas as pontas e, também chamar a atenção para o item que você determinou para destacar.
O cartaz é uma das ferramentas primordiais para isso acontecer.
Ele precisa ser mais do que um template, ele precisa contar o benefício de forma clara e homogênea com o restante da comunicação da campanha. Seu cliente precisa ver em todos os canais a mesma mensagem.
Busque no mercado ferramentas que entreguem mais do que a impressão da sua oferta, esta ferramenta precisa entregar dados, te ajudar a mensurar e identificar os pontos altos e baixos da sua estratégia para que não cometa mais erros.
Um exemplo de ferramenta eficaz para contribuir para o sucesso de sua estratégia na Black Friday é a JUI Cartaz, além de manter uma comunicação integrada em seus canais de comunicação, otimizar o tempo e trabalho de sua operação, ela valida se o que foi promocionado em sua loja está realmente sendo ativada e trazendo resultados.
Resultados
Analise o que aconteceu em sua estratégia, só assim você saberá o que realmente trouxe um retorno real.
Infelizmente o varejo de alimentos possui muitas dificuldades em sair da caixa, o que mais se vê são réplicas do que o concorrente faz, e quando alguém sai desse padrão antigo de copiar e colar, acaba tendo mais espaço e criando mais vínculos com o consumidor final.
As chances de alcançar o sucesso está mais próxima de quem olha o passado como uma oportunidade de fazer melhor no presente. E é para isso que a tecnologia tem se apresentado todos os dias, reduzindo tempo, melhorando a qualidade e fluidez dos processos de operação do varejo.
Um outro ponto para se atentar é com a entrada da multicanalidade. O varejo tem perdido dinheiro e oportunidades por não identificar quais canais tem trazido mais resultados e, à partir disso, ter campo para criação de campanhas mais assertivas, destinando o investimento para o canal correto.
É imprescindível ter o controle das estratégias executadas no ponto de venda, principalmente nessa data tão recheada de oportunidades, para que não haja perda de todo o investimento feito, que contabilizado vai além do dinheiro, afinal estamos falando também do tempo gasto do esforço para planejar e executar.
Por fim, o sucesso da Black Friday está em analisar o cenário passado, baseado em dados, para identificar os erros e acertos, e assim, construir uma estratégia com embasamento, uma comunicação integrada e alinhada com a expectativa do seu consumidor. E é claro, ter um parceiro que ajude a otimizar os seus processos, entregando agilidade, facilidade e resultados.